Bom dia Pessoal. Meu nome é Luiz Fernando e hoje gostaria de bater um papo com vocês sobre porque empresas de pequeno porte/médio são infectadas com o vírus do Ransomware.
Antes de mais nada apenas como introdução o Ransomware nada mais é do que um tipo de malware que impede ou limita severamente os usuários de acessarem seus sistemas e arquivos e obriga as suas vítimas à pagar um “resgate” para restabelecer o acesso.
Em uma palavra simples é um sequestro digital de suas informações. Esses ataques começaram no Brasil a partir do ano de 2015. A primeira variante desse malware se chamou WannaCry e fêz muito estragos a muitas empresas. De lá pra cá muitas variantes desse malware já ficaram muito mais perigosos e com ataques mais devastadores ainda.
Mas porque as empresas são afetadas? Simples. Falta resiliência para os Donos dessas empresas terem a visão do perigo que eles correm. Muitos profissionais de TI devem informar do perigo mas muitos deles só pensam no custo, porém não com o custo necessário e quanto vão economizar em dores de cabeça que podem ser evitados.
Eu sempre faço algumas perguntas simples:
– Quanto vale os dados de sua empresa?
– Se hoje você perdesse todas as suas informações qual seria o resultado?
– Perdas financeiras incalculáveis?
– Falência?
Tentar trazer os Empresários a realidade com um choque emocional pode ser uma forma de alertá-los e mostrar a importância da proteção de seus dados.
Mais como eu posso proteger meus dados?
Eu posso listar algumas coisas, como Um Firewall, um bom Antivírus(gratuitos não servem para empresas, mais aí fica pra outro artigo essa discussão rss), VPN e o mais importante de todas BACKUP. Backup é a palavra chave aqui meus amigos, pois uma rotina correta de backup pode salvar a vida da sua empresa. Porém o backup tradicional não é mais garantia de salvação de seus dados pois as novas variantes do ransomware já conseguem infectar. Por isso um Backup em Nuvem é o ideal.
Em outro artigo estarei explicando qual as diferenças de um backup local para nuvem e como ter um backup na nuvem correto. Backup não é um investimento barato e por isso deve-se se preocupar a forma como é contratado para não ter dores de cabeça mas tarde.
Espero que tenham gostado dessa introdução e nos vemos nos próximos artigos.